domingo, 12 de agosto de 2012

Night Club, o musical


Comecei a ensaiar meu primeiro – de muitos, espero! – musical.
Ano passado, meu querido amigo Cláudio Benevenga me convidou pra encenar “Night Club”. O texto e a direção é dele. O elenco: Glau Barros, Denizele Cardoso e Pablo Capalonga.
Aqui no sul temos uma grande lacuna a ser preenchida neste gênero teatral. E não são todos os atores que possuem os três quesitos principais para trabalhar neste tipo de montagem: cantar, interpretar e dançar.
Tem que saber, não dá pra fazer de conta. Principalmente no que diz respeito ao canto.
Ou tu canta ou tu canta, amigo.
E imagina a pressão: cantar, interpretar o que canta e encaixar tudo isso numa coreografia, o mais gracioso, leve e preciso possível, pra que o trabalho fique impecável.
Os três escolhidos por Benevenga cantam, dançam e interpretam.
O trabalho é árduo, exige bastante, porém com uma equipe de profissionais de primeira, fica muito confortável e agradável participar de um projeto tão desafiador e, digamos, inovador aqui pelos pampas.
Cada dia de ensaio é uma descoberta bacana, fazendo com que eu anseie chegar o dia do ensaio pra ver quais desafios temos pela frente.
Nestes primeiros encontros, trabalhamos com poucas pessoas ainda.
Temos Suzi Martinez na assistência de direção, fiel escudeira do Bene, com seu olhar perspicaz e sua boa energia na condução dos ensaios. A Sayonara Sosa nas coreografias precisas e extremamente criativas (anotar: matar a... – desculpe...piada interna...rsrsrsrsrs), o Éverton Rodrigues e seus acordes,  ritmos preciosos e seu timing para musicais, e tudo isso sob a batuta franca e acolhedora do Cláudio.
É tudo muito bem construído, pensado, exigido.
E tem que ser mesmo.
Acostumamos ver musicais muito bem produzidos e encenados, com raras as exceções contrárias.
No imaginário do público, um musical é algo grandioso, envolvente, glamouroso, um mundo de sonhos.
Nós, os atores, o diretor e a equipe técnica, estamos todos de alma e coração abertos neste trabalho, empenhados para que este trhiller musical tenha todas estas características e muito mais.
Night Club, o musical, conta a história de duas irmãs gêmeas ingênuas e talentosas e um dono de cabaré ardiloso e sedutor, tudo ambientado nos anos 30.
Este espetáculo recebeu o Prêmio-montagem do Teatro de Arena, local de estreia do trabalho, no dia 5 de outubro.
Muita expectativa. Muito trabalho. Muita emoção. Muito foco. Muita garra.
Um musical é sempre assim...
...MUITO TUDO!


Um comentário: