quarta-feira, 7 de março de 2012

Na Carreira

Esta semana tô pensando muito na valorização da minha pessoa.
Há alguns anos atrás, quando chegava a época do dia da mulher, muitos me contatavam pra fazer alguma apresentação.
Eu cobrava um valor.

Pra quem não sabe:
Cada apresentação que um artista faz, ele tem um gasto, seja com roupa (compra de uma nova, figurino ou manutenção deste), gasolina ou passagem (pra se deslocar até o ensaio), tempo (que, pra quem trabalha em duas ou mais atividades, é preciosíssimo!), impressões de letras ou textos, e por aí vai...
Também tem que contabilizar o quanto tu contribui para alavancar o evento e fazer dele um evento especial e único. É bem diferente chamar um músico totalmente desconhecido ou de talento duvidoso,  e chamar o Seu Jorge, por exemplo...

Isso tudo faz com que aquele 'um valor' que eu cobrava anos atrás, seja agora 'outro valor', considerando tudo que agreguei até aqui - dedicação, valores, profissionalismo, reconhecimento...

Todas essas coisas, com o passar do tempo, vão conferindo ao teu trabalho um certo prestígio.
E isso, nobre colega, passa pro valor do cachê.
Passa sim!
Senão, que graça teria isso tudo?
No início tudo é festa, no final tudo é despesa...

Quanto mais experientes velhos ficamos, mais cara vai ficando nossa vida (consultas e remédios mais caros, comida mais selecionada, terapia,...)

Neste ano, não me chamaram...
Não apresentei em nenhum lugar pelo dia da mulher...
Ouvi comentários de que não me contrataram porque não teriam um cachê suficientemente bom para mim...

Até é bacana, né? Que balaca!

Mas é aí que vemos que no geral as pessoas preferem 'algo mais barato' ao 'algo mais profissional'...
O importante não é o que vou oferecer ao público, e sim, o quanto vou gastar do meu bolso...

Enfim...

O reconhecimento ao nosso talento nos poupa de cada bomba...

Feliz Dia das Mulheres adiantado!
Assim como não o são os cachês...


"Ir deixando a pele em cada palco
E não olhar pra trás
E nem jamais
Jamais dizer
Adeus"
(Na Carreira - Edu Lobo e Chico Buarque)

Um comentário:

  1. Compartilho com cada palavra sabemos bem o suor e o trabalho ,mas também sabemos que alguns contratantes preferem o que é barato não oque é de qualidade.
    bjus!!!

    ResponderExcluir